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Gestão por Competências

Gestão por Competências

Advance - Gestão por Competências

A Advance está preparada para implementar projetos e ministrar treinamentos em Gestão por Competência em empresas que desejem modernizar sua forma de gestão.Um modelo desenvolvido cientificamente suporta os trabalhos de assessoria.





A importância de competências

O primeiro marco de estruturação e formalização dos sistemas de gestão de pessoal aconteceu com a introdução do taylorismo-fordismo nas empresas, quando se definiram alguns princípios para a gestão de pessoas e contratualização das relações empregatícias. A espinha dorsal desse modelo era a definição do cargo, ou seja, o conjunto de tarefas associadas ao desempenho em um posto de trabalho.

Ainda nesta fase, observa-se o chamado “treinamento on the job” e mais adiante, na década de 30, programas mais estruturados de treinamento com o Training Within Industry (TWI). A função crítica é a produção. 

As etapas seguintes a esse cenário foram: a abordagem sociotécnica, na década de 60, visando buscar uma solução ótima numa visão de sistema integrado, atribuindo-se grande importância aos grupos semi-autônomos, os integrantes são qualificados profissionalmente por meio de treinamento e o sistema de remuneração é vinculada aos resultados obtidos pelo grupo.   

Nos anos 80 o modelo japonês entrou na pauta das discussões não só acadêmicas, mas principalmente empresariais. As principais características desse modelo são o funcionamento em grupos de trabalho, organização das chamadas atividades de pequenos grupos (small group activities), racionalização dos processos de trabalho e utilização, no cotidiano, do conhecimento do operário. 

Na etapa seguinte chamada de gestão estratégica de recursos humanos, dá-se importância ao desenvolvimento de trabalhos em equipe, à gestão da cultura para o sucesso organizacional e políticas de gestão de pessoas integradas às estratégicas de negócio. 

Finalmente na década de 90, com seus desafios de crescente competitividade e globalização das atividades, levou ao alinhamento definitivo das políticas de gestão de recursos humanos às estratégias empresariais, incorporando à prática organizacional o conceito de competências como base do modelo para se gerenciar pessoas.

Uma definição

A noção de competência tem aparecido nos últimos anos como uma forma de repensar as interações entre, de um lado, as pessoas, seus saberes e capacidades e, de outro, as organizações e suas demandas no campo dos processos de trabalho essenciais e processo relacionais (relações com clientes, fornecedores e os próprios trabalhadores), as quais sofreram profundas modificações qualitativas nos últimos anos. É nesse espaço relativamente indefinido, de difícil contextualização, que se passa a tratar mais particularmente da questão das competências (RUAS, 2001).

Dimensões Organizacionais da Competência

 

Noções 

Abrangência 

Essenciais

São as competências que diferenciam a empresa perante concorrentes e clientes e constituem a razão de sua sobrevivência, 

Devem estar presentes em todas as áreas, grupos e pessoas da organização, embora em níveis diferenciados. 

Funcionais 

São as competências específicas de cada uma das áreas vitais da empresa (vendas, produção, por exemplo). 

Estão presentes entre os grupos e pessoas de cada área. 

Individuais 

São as competências individuais e compreendem as competências gerenciais 

Apesar da dimensão individual, podem exercer importante influência no desenvolvimento das competências dos grupos ou até mesmo da organização. É o caso das competências gerenciais. 

Curiosidades

Você sabia que...

...15,5% das empresas de Sorocaba e região utilizam a Análise Curricular para avaliar competências?
...nenhuma dessas empresas utiliza a técnica de repertory grid, uma das mais importantes?
...somente 6.0% utiliza a avaliação 360°, uma das técnicas mais utilizadas no mundo?

Entre em contato conosco para maiores informações!

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